Abstract:
O estudo da pesquisa, a seguir teve como temática o processo de formação dos pedagogos das Instituições Superiores de Parnaíba, visto aos olhos dos alunos egressos de cada uma delas. Mostrando do ponto de vista dos alunos, as melhorias para a formação, as carências, os sentimentos quanto ao término do curso e aptidão para adentrar no mercado de trabalho. Contudo o objetivo geral foi investigar qual a visão dos pedagogos a cerca do curso realizado nas Instituições Superiores de Parnaíba. Com a intenção de fazer uma abordagem significativa deste processo de investigação, os objetivos específicos desempenharam importante função para se conhecer, identificar e refletir sobre a formação dos professores no curso de Pedagogia, atendendo de certa forma as perspectivas do pesquisador e dos próprios alunos. Buscamos conceitos relevantes de autores renomados sobre o tema proposto como Brzezínski(l 996), Imbérnon(2002), Libâneo(2004), Rios(2005) e outros autores para o embasamento maior da temática. Destacamos a história do curso pedagogia, o papel do Ensino Superior, a qualidade de ensino adquirido, os aspectos históricos de formação dos professores, e o papel do curso em formar professores nas suas múltiplas competências. Todos os dados foram subtraídos das instituições superiores de Parnaíba e feita as devidas análises através do questionário que se focalizou aos alunos egressos. Os resultados que foram alcançados, estabelecido pelos objetivos geral e específicos, trazem reflexões e muito embasamento á continuidade de posteriores estudos sobre esse tema.