Abstract:
Este trabalho busca compreender uma das questôes mais debatidas na escola: a questão da indisciplina escolar. Teve como seu objetivo geral investigar quais os fatores que levam a vivência da indisciplina na escola. A partir desse objetivo visamos ainda conhecer as principais causas da indisciplina na escola segundo a literatura, identificar quais os fatores que levam a viviência da mesma e analisar suas possíveis consequências. Quando se fala em indisciplina geralmente pensa-se em algo ligado apenas ao aluno, não percebendo que a indisciplina escolar está intimamente ligada a todos que fazem parte desse contexto. Pensando nos sujeitos envolvidos no processo é que tivemos a opçao de fazer uma pesquisa qualitativa e quantitativa em que os dados recolhidos são interpretados mëdiante analise do questionario , entrevista e da observaçao que teve como foco central a pratica das professoras e alunos do ensino fundamental. Como principais teoricos que estão presentes durante o percurso da pesquisa temos Içami Tiba (2006), Silvia Parrat e Celso Antunes (2006) entre outros. Nessa pesquisa, podemos concluir que grande parte de professoras e alunos pesquisados, mesmo sem ter uma base de fundamentação teórica sólida, tentam encontrar técnicas e métodos de como lidar com a situação.