dc.contributor.advisor |
Veras da Cunha, Maria dos Navegantes |
|
dc.contributor.author |
Sousa Gonçalves, Elisa Valdira |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-21T01:32:07Z |
|
dc.date.available |
2022-11-21T01:32:07Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/263 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho mostra um breve estudo a respeito da aprendizagem da linguagem escrita e alguns problemas atribuídos a ela, limitando-se aos professores das séries iniciais, 1° e 2° ano, de uma escola municipal de Parnaíba. Essa é uma pesquisa qualitativa que mostra algumas teorias a respeito da aquisição da linguagem escrita, assim como sua divisão em níveis e as dificuldades mais frequentes eminentes a elas. Mostra também alguns dos problemas enfrentados pelos professores em sala de aula, a realidade pedagógica enfrentada por eles, que dificulta a execução do seu trabalho. Essa pesquisa tem o propósito de conhecer e estudar as dificuldades de aprendizagem relacionadas à linguagem escrita e mostrar, de forma clara, como elas vêm sendo tratadas em sala de aula pelos professores das series iniciais. Para que pudesse alcançar os propósitos desse estudo, contou-se com a colaboração de quatro professoras, duas do 1° ano e duas do 21. Para investigar o trabalho delas foram utilizados recursos como questionários e observações da relação professor-aluno, feitas em sala de aula das séries pesquisadas. Dos dados colhidos foram analisadas as informações e dado enfoque aos seguintes pontos: prática do professor em sala de aula, atividades voltadas para a linguagem escrita, dificuldades na linguagem escrita, objetivando investigar a metodologia utilizada em sala de aula e o modo como os alunos se comportam diante desta abordagem. Dessa forma, seguindo cada passo e investigando é possível detectar as rachaduras, e assim buscar diferentes formas de consertá-las, sabendo que as dificuldades da linguagem escrita são inúmeras, mas que somente um educador comprometido pode fazer uma educação de qualidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
GONÇALVES, Elisa Valdira de Sousa. O desenvolvimento das habilidades da linguagem escrita: fases e dificuldades. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010. |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldade de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Processo ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O desenvolvimento das habilidades da linguagem escrita: fases e dificuldades |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |