Abstract:
O presente trabalho mostra um breve estudo a respeito da aprendizagem da linguagem escrita e alguns problemas atribuídos a ela, limitando-se aos professores das séries iniciais, 1° e 2° ano, de uma escola municipal de Parnaíba. Essa é uma pesquisa qualitativa que mostra algumas teorias a respeito da aquisição da linguagem escrita, assim como sua divisão em níveis e as dificuldades mais frequentes eminentes a elas. Mostra também alguns dos problemas enfrentados pelos professores em sala de aula, a realidade pedagógica enfrentada por eles, que dificulta a execução do seu trabalho. Essa pesquisa tem o propósito de conhecer e estudar as dificuldades de aprendizagem relacionadas à linguagem escrita e mostrar, de forma clara, como elas vêm sendo tratadas em sala de aula pelos professores das series iniciais. Para que pudesse alcançar os propósitos desse estudo, contou-se com a colaboração de quatro professoras, duas do 1° ano e duas do 21. Para investigar o trabalho delas foram utilizados recursos como questionários e observações da relação professor-aluno, feitas em sala de aula das séries pesquisadas. Dos dados colhidos foram analisadas as informações e dado enfoque aos seguintes pontos: prática do professor em sala de aula, atividades voltadas para a linguagem escrita, dificuldades na linguagem escrita, objetivando investigar a metodologia utilizada em sala de aula e o modo como os alunos se comportam diante desta abordagem. Dessa forma, seguindo cada passo e investigando é possível detectar as rachaduras, e assim buscar diferentes formas de consertá-las, sabendo que as dificuldades da linguagem escrita são inúmeras, mas que somente um educador comprometido pode fazer uma educação de qualidade.