O brincar e o educar na educação infantil de Ilha grande

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Francisco Winston José
dc.contributor.author Barros de Sousa, Diana
dc.date.accessioned 2022-11-21T01:18:55Z
dc.date.available 2022-11-21T01:18:55Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/261
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo a reflexão sobre a brincadeira e o jogo no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. A brincadeira estar presente em todas as culturas, a criança cria e recria a sua própria cultura dando significados a objetos. Os professsores desta modalidade de ensino devem, através do jogo e da brincadeira facilitar a aprendizagem, conscientes da relevância que este tema representa na vida de seus alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que teve como o contexto institucional duas escolas da rede municipal de Ilha Grande - P1. Na contemplação da problemática: como a brincadeira e o jogo é utilizado pelos professores na escola de educação infantil? O objetivo geral foi: investigar como a brincadeira é utilizada em escolas de Educação Infantil. Para dá um fundamento relevante a pesquisa foi necessária a colaboração de alguns teóricos para este trabalho, dentre eles Walion, Vygotsky, Piaget, Kishimoto (1996); Cunha (1994); Elkonin (1998); dentre outros. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon SOUSA, Diana Barros de. O brincar e o educar na educação infantil de Ilha grande. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010 pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.title O brincar e o educar na educação infantil de Ilha grande pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account