dc.contributor.advisor |
Almeida Silva, Lourdes Karoline |
|
dc.contributor.author |
Santos Silva, Bruno César |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-21T01:11:20Z |
|
dc.date.available |
2022-11-21T01:11:20Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/259 |
|
dc.description.abstract |
"Esta monografia discute a questão da utilização da informática como um meio auxiliador no
processõ de ensino-aprendizagem para os alunos das diversas realidades existentes, e por
consequência o leva ao preparo das novas exigências do século XXI. Além disso, enfatiza a
questão de que essa inter-relação não pode ser somente uma modificação de técnica, mas sim,
de mudança dos paradigmas pedagógicos. Abordamos também as novas atitudes a serem
adotadas não só por discentes, mas também por docentes. Pautamo-nos em uma abordagem
histórica para mostrar como ocorreram as principais transformações que o computador causou
e as mudanças dele mesmo, principalmente quanto ao seu uso. Combase nos principais
teóricos que destacaram o uso das tecnologias no processo do/no pensar - humano. Este
trabalho enfatiza a concretização da ideia de como o computador pode auxiliar nos meios
escolares, da sua origem até as escolas. Q processo aqui relatado declara suas principais fases
e, como o computador transformou e continua transformando a vida de todos que o utilizam.
Como ponto final, analisamos os riscos que poderão ocorrer, sem que haja os devidos
cuidados para/com computador. Através de uma pesquisa feita em algumas escolas da cidade
de Parnaíba-PI, pode-se perceber como acontece a introdução da informática na sociedade
parnaibana. Assim, essa monografia visa não só explicitar, mas também esclarecer como a
informática (entenda por Inclusão Digital) será uma das principais competências a serem
desenvolvidas nos próximos anos, pdis seu ingresso na sociedade já começou." |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
SILVA, Bruno César dos Santos. A inclusão digital como fator transformador nas escolas públicas de Parnaíba - Pi. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010 |
pt_BR |
dc.subject |
Informática na Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas Públicas - Parnaíba |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão Digital |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão digital como fator transformador nas escolas públicas de Parnaíba - Pi |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |