Resumo:
"Esta monografia discute a questão da utilização da informática como um meio auxiliador no
processõ de ensino-aprendizagem para os alunos das diversas realidades existentes, e por
consequência o leva ao preparo das novas exigências do século XXI. Além disso, enfatiza a
questão de que essa inter-relação não pode ser somente uma modificação de técnica, mas sim,
de mudança dos paradigmas pedagógicos. Abordamos também as novas atitudes a serem
adotadas não só por discentes, mas também por docentes. Pautamo-nos em uma abordagem
histórica para mostrar como ocorreram as principais transformações que o computador causou
e as mudanças dele mesmo, principalmente quanto ao seu uso. Combase nos principais
teóricos que destacaram o uso das tecnologias no processo do/no pensar - humano. Este
trabalho enfatiza a concretização da ideia de como o computador pode auxiliar nos meios
escolares, da sua origem até as escolas. Q processo aqui relatado declara suas principais fases
e, como o computador transformou e continua transformando a vida de todos que o utilizam.
Como ponto final, analisamos os riscos que poderão ocorrer, sem que haja os devidos
cuidados para/com computador. Através de uma pesquisa feita em algumas escolas da cidade
de Parnaíba-PI, pode-se perceber como acontece a introdução da informática na sociedade
parnaibana. Assim, essa monografia visa não só explicitar, mas também esclarecer como a
informática (entenda por Inclusão Digital) será uma das principais competências a serem
desenvolvidas nos próximos anos, pdis seu ingresso na sociedade já começou."