Abstract:
Este trabalho tem como objetivo revelar as diversas formas de racismo dentro das Instituições de Ensino eressaltar a importância da Cultura Afro-brasileira e suas implicações no ensino básico. Acredita-se que a educação é a base de uma sociedade melhor, e para tanto deve ser infinitamente livre de preconceitos, racismos e discriminações de toda espécie. Essa sociedade será concretizada quando as políticas de reparação em prol dos menos favorecidos acontecerem de maneira justa e eficaz. Repensar as práticas e conceitos estabelecidos dentro da escola pode diminuir a discriminação e suas repercussões nas instituições de ensino. Contudo, as Instituições de Ensino devem ser mais acolhedoras, democráticas e o professor estar comprometido em ampliar as discussões sobre as relações de igualdade racial, favorecendo o resgate e a valorização da cultura do seu povo. Que esse trabalho possa servir de subsídios e que possa dar oportunidade aos educadores e também a comunidade de forma geral repensar seus conceitos e atitudes, encontrando formas de oferecer uma educação igualitária baseada no respeito mútuo e entendendo a beleza infinita que há nas diferenças culturais do nosso país. Dentro disto se insere a minha discussão sobre teorização da análise do discurso, presente em vários autores como Florestan Fernandes(2003), Maria L. Aranha(1 996), Albuquerque(2006), Parâmetros curriculares(1998) entre outros.