Abstract:
"Tendo em vista as mudanças que ocorreram em nosso ensino no ano de 2020, como a troca da sala de aula por telas de celulares e computadores, a perda do convívio com colegas de turma e professores, esse trabalho teve como objetivo identificar e descrever as ferramentas digitais usadas tanto nas aulas síncronas como assíncronas durante a pandemia causada pelo Covid 19. Para o desenvolvimento deste trabalho foram analisados 6 aplicativos, através de revisão bibliográfica de livros e artigos, buscando as ferramentas que foram usadas por professores para ministrarem suas
aulas, enviarem atividades, e assim, acompanharem o desenvolvimento de seusalunos. As ferramentas descritas neste trabalho foram: Google Classroom, GoogleMeet, Whatsapp, Zoom, Youtube e Podcast. Muitas dessas ferramentas digitaistêm um grande potencial educativo que ainda deve ser explorado, algumas até já eram de
domínio público e utilizadas por professores e alunos, mas podem ser usadas demuitas outras formas dentro do ambiente escolar, mas para isso é necessário um pouco de criatividade. Elas são utilizadas como complemento no processo de ensino, não substituem os professores, apenas tornaram o ensino viável, como ocorreu durante a
pandemia, onde alunos e professores tiveram que ficar em isolamento social e ir à escola já não era possível, mas o ensino não podia parar. Muitos autores como Morosini(2020), Silva Junior et al. (2020) e Amorim(2020) relatam que as ferramentasdigitais, quando bem usadas, são fundamentais na busca e desenvolvimento do conhecimento."