Abstract:
O presente estudo tem como objetivo gemi descrever a importância da inclusão digital no
Ensino Médio em escolas públicas. Tem como objetivos específicos: descobrir se os alunos
do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Joaquim Pires/PI sabem o que é
inclusão digital; investigar se esses alunos têm aulas de informática regularmente; analisar se
os alunos compreendem a importância da inclusão digital para sua inserção na sociedade da
informação. Nesse sentido, adota como metodologia a pesquisa qualitativa descritiva. Para a
coleta dos dados utilizou-se como instrumento um questionário com 05 (cinco) perguntas
abertas para os sujeitos da pesquisa que foram as turmas de 2° ano (manhA tarde e noite) do
Ensino Médio da referida escola. Comisso pode-se obter respostas para o seguinte
questionamento: qual a importância da inclusão digital no Ensino Médio em escolas públicas?
Aponta como resultados que a inclusão digital no Ensino Médio em escolas públicas, é muito
importante para os alunos da Unidade Escolar José Mendes Vasconcelos, localizada em
Joaquim Pires/Pi, porque ajuda o aluno a compreender as novas tecnologias que estão sendo
utilizadas a todo o momento, em todo lugar e proporciona ao aluno aprender a utilizar a
Internet de forma interativa e responsável dentro e fora da escola, além de capacitá-los para o
mercado de trabalho. Entende-se que a relevância desse estudo está em poder chamar a
atenção das autoridades políticas competentes na área da educação, bem como dos educadores
acerca da importância da inclusão digital na escola pública, em níveis de ensino como o
Ensino Médio, como forma de inserção dos alunos na sociedade da informação.