Abstract:
Desde um ato para pagamento de conta, realização de uma pesquisa, todo acesso a redes
sociais, mostra como a computação se faz tão presente em todo lugar e a todo tempo. O uso
desses recursos computacionais que se refere tanto a equipamentos corno softwares auxilia o
desenvolvimento de toda e qualquer tecnologia da informação. Paralelamente a este processo
existem-as tecnologias focadas na busca por melhorias na condição de vida das pessoas que
cada vez mais estão sendo incorporadas a inclusão digital. Pensando nisso é que se fazem
necessárias pesquisas neste setor que é de suma importância para a inclusão de todos,
inclusive das pessoas com necessidades especiais, tais tecnologias existem e são conhecidas
como Tecnologias Assistivas. A aplicação dos recursos computacionais aliadoàs tecnologias
assistivas, assunto este que ocupa a posição central desse estudo, aumenta as possibilidades na
vida de uma pessoa com necessidades especiais de acesso ao uso de equipamentos que até
então estariam fora de seu alcance. O presente trabalho buscou pesquisar situações propicias
para facilitar a inclusão dos mesmos e abordar temas gerais que façam da computação fonte
de auxilio e inclusão como base primordial para apoio às tecnologias assistivas a estas
pessoas. Na pesquisa são abordados suportes tecnológicos, técnicas de acessibilidade já
existentes e leis que favorecem o desenvolvimento na área. Como resultado da pesquisa foi
desenvolvido um protótipo de jogo que busca o desenvolvimento mental e a agilidade do
portador de necessidades especiais, mostrando uma forma de acesso ao aprender a distinguir
figuras geométricas, fazer escolhas e o manuseio do mouse. Os elementos principais desse
trabalho precisam interagir sempre em equipe, e são eles: o computador, a tecnologia
assistiva, um facilitador e o portador de necessidades especiais onde todos juntos conseguem
gerar resultados positivos no processo de ensino aprendizagem, garantindo assim a superação
de barreiras que a própria vida impõe ao mesmo.