| dc.contributor.advisor | Olivindo, Celina Maria de Souza | |
| dc.contributor.author | Costa, Ana Beatriz Evaristo dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-08T13:12:28Z | |
| dc.date.available | 2022-06-08T13:12:28Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/124 | |
| dc.description.abstract | Desde um ato para pagamento de conta, realização de uma pesquisa, todo acesso a redes sociais, mostra como a computação se faz tão presente em todo lugar e a todo tempo. O uso desses recursos computacionais que se refere tanto a equipamentos corno softwares auxilia o desenvolvimento de toda e qualquer tecnologia da informação. Paralelamente a este processo existem-as tecnologias focadas na busca por melhorias na condição de vida das pessoas que cada vez mais estão sendo incorporadas a inclusão digital. Pensando nisso é que se fazem necessárias pesquisas neste setor que é de suma importância para a inclusão de todos, inclusive das pessoas com necessidades especiais, tais tecnologias existem e são conhecidas como Tecnologias Assistivas. A aplicação dos recursos computacionais aliadoàs tecnologias assistivas, assunto este que ocupa a posição central desse estudo, aumenta as possibilidades na vida de uma pessoa com necessidades especiais de acesso ao uso de equipamentos que até então estariam fora de seu alcance. O presente trabalho buscou pesquisar situações propicias para facilitar a inclusão dos mesmos e abordar temas gerais que façam da computação fonte de auxilio e inclusão como base primordial para apoio às tecnologias assistivas a estas pessoas. Na pesquisa são abordados suportes tecnológicos, técnicas de acessibilidade já existentes e leis que favorecem o desenvolvimento na área. Como resultado da pesquisa foi desenvolvido um protótipo de jogo que busca o desenvolvimento mental e a agilidade do portador de necessidades especiais, mostrando uma forma de acesso ao aprender a distinguir figuras geométricas, fazer escolhas e o manuseio do mouse. Os elementos principais desse trabalho precisam interagir sempre em equipe, e são eles: o computador, a tecnologia assistiva, um facilitador e o portador de necessidades especiais onde todos juntos conseguem gerar resultados positivos no processo de ensino aprendizagem, garantindo assim a superação de barreiras que a própria vida impõe ao mesmo. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba | pt_BR |
| dc.relation.isbasedon | COSTA, Ana Beatriz Evaristo dos Santos. O uso dos recursos da computação enquanto enquanto tecnologia assistiva em busca da formação do indivíduo com necessidade especial. Parnaíba: Monografia (graduação), Bachalerado em Ciência da Computação, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2013 | pt_BR |
| dc.subject | Computação, Recursos computacionais, Tecnologias assistiva, Pessoas com e sem necessidades especiais | pt_BR |
| dc.title | O uso dos recursos da computação enquanto enquanto tecnologia assistiva em busca da formação do indivíduo com necessidade especial | pt_BR |
| dc.type | Thesis | pt_BR |