O uso dos recursos da computação enquanto enquanto tecnologia assistiva em busca da formação do indivíduo com necessidade especial

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Olivindo, Celina Maria de Souza
dc.contributor.author Costa, Ana Beatriz Evaristo dos Santos
dc.date.accessioned 2022-06-08T13:12:28Z
dc.date.available 2022-06-08T13:12:28Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/124
dc.description.abstract Desde um ato para pagamento de conta, realização de uma pesquisa, todo acesso a redes sociais, mostra como a computação se faz tão presente em todo lugar e a todo tempo. O uso desses recursos computacionais que se refere tanto a equipamentos corno softwares auxilia o desenvolvimento de toda e qualquer tecnologia da informação. Paralelamente a este processo existem-as tecnologias focadas na busca por melhorias na condição de vida das pessoas que cada vez mais estão sendo incorporadas a inclusão digital. Pensando nisso é que se fazem necessárias pesquisas neste setor que é de suma importância para a inclusão de todos, inclusive das pessoas com necessidades especiais, tais tecnologias existem e são conhecidas como Tecnologias Assistivas. A aplicação dos recursos computacionais aliadoàs tecnologias assistivas, assunto este que ocupa a posição central desse estudo, aumenta as possibilidades na vida de uma pessoa com necessidades especiais de acesso ao uso de equipamentos que até então estariam fora de seu alcance. O presente trabalho buscou pesquisar situações propicias para facilitar a inclusão dos mesmos e abordar temas gerais que façam da computação fonte de auxilio e inclusão como base primordial para apoio às tecnologias assistivas a estas pessoas. Na pesquisa são abordados suportes tecnológicos, técnicas de acessibilidade já existentes e leis que favorecem o desenvolvimento na área. Como resultado da pesquisa foi desenvolvido um protótipo de jogo que busca o desenvolvimento mental e a agilidade do portador de necessidades especiais, mostrando uma forma de acesso ao aprender a distinguir figuras geométricas, fazer escolhas e o manuseio do mouse. Os elementos principais desse trabalho precisam interagir sempre em equipe, e são eles: o computador, a tecnologia assistiva, um facilitador e o portador de necessidades especiais onde todos juntos conseguem gerar resultados positivos no processo de ensino aprendizagem, garantindo assim a superação de barreiras que a própria vida impõe ao mesmo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon COSTA, Ana Beatriz Evaristo dos Santos. O uso dos recursos da computação enquanto enquanto tecnologia assistiva em busca da formação do indivíduo com necessidade especial. Parnaíba: Monografia (graduação), Bachalerado em Ciência da Computação, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2013 pt_BR
dc.subject Computação, Recursos computacionais, Tecnologias assistiva, Pessoas com e sem necessidades especiais pt_BR
dc.title O uso dos recursos da computação enquanto enquanto tecnologia assistiva em busca da formação do indivíduo com necessidade especial pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta