Análise dos Métodos Utilizados nas Aulas de Botânica no Ensino Médio, Parnaíba-PI

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dc.contributor.advisor Mendes, Maura Rejane de Araújo
dc.contributor.author Nascimento, Jogiane Barboza
dc.date.accessioned 2022-01-21T03:35:43Z
dc.date.available 2022-01-21T03:35:43Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/85
dc.description.abstract Os professores de Biologia possuem dificuldade ao ministrar aulas atrativas desses conteúdos. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar os métodos de ensino de Botânica empregados pelos professores de Biologia do Ensino Médio de Parnaíba-PI. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas da zona urbana de Parnaíba. Para obtenção de dados foram aplicados questionários semi-estruturados com estudantes e professores. A análise dos resultados ocorreu de forma subjetiva, interpretando as respostas dos discentes e docentes. A pesquisa teve inicio apenas após a aprovação do Conselho de Ética em Pesquisa. Dos três professores participantes, um professor relatou que repassa ao estudante somente de forma expositiva. Outros dois disseram fazer uso de figuras ou o próprio exemplar. Dos 36 alunos participantes, 77,8% revelaram gostar dos conteúdos, 16,8% não gostaram e 5,5% não responderam. Quando questionados sobre os métodos utilizados pelos professores, 47,4% disseram que foi utilizado somente livro, 44,4% relataram outros métodos e 8,2% não responderam. Os professores, questionados sobre quais assuntos acham mais difíceis, citaram fisiologia e histologia, com 33,3% de citação. Entre estudantes, 49,9% não citaram nenhum assunto que não tenham gostado, 16,5% não responderam e os assuntos mais citados foram evolução das plantas, morfologia e taxonomia vegetal, todos com 5,6% de citação. Conclui-se que os professores têm buscado inovar em suas aulas com a presença de recursos como datashows, jogos e até espécimes, porém é notório que a “cegueira botânica” (incapacidade de reconhecer a importância das plantas para a vida, dando-lhe apenas o papel de plano de fundo para a vida animal) continua presente. Isso pode ocorrer porque mesmo que os professores busquem novos métodos, ainda estão focados na memorização do tema. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí ( UESPI)-Campus Alexandre Alves de Oliveira-Parnaíba) pt_BR
dc.relation.isbasedon NASCIMENTO, Jogiane Barboza, Análise dos Métodos Utilizados nas Aulas de Botânica no Ensino Médio, Parnaíba-PI. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2019." pt_BR
dc.subject Cegueira botânica pt_BR
dc.subject Ensino de Botânica pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Parnaíba - Piaui pt_BR
dc.title Análise dos Métodos Utilizados nas Aulas de Botânica no Ensino Médio, Parnaíba-PI pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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