Abstract:
As Tecnologias de Informação e Comunicação têm ganhado espaço nas salas de aula com rapidez. Há pouco mais de 10 anos, não víamos essas tecnologias sendo usadas com grande frequência. Tais tecnologias já são uma realidade bastante comum entre os jovens, também entre os discentes de Biologia, porém, há uma certa resistência por parte de muitos em adequar-se a essa realidade. Esse trabalho teve como objetivo avaliar por meio de questionário o uso dessas tecnologias nas práticas pedagógicas e Estágio Supervisionado e verificar o que tais discentes pensam a respeito do uso das mesmas em sala de aula, para reter a atenção dos seus alunos e complementar a metodologia do ensino de ciências. O presente trabalho promoveu também a criação de um “blog” para auxiliar aos discentes no uso dessas tecnologias. Apesar da recusa inicial de alguns discentes em responder os questionários, atingiu-se o número de 30 pessoas e constatou-se que alguns ainda não usam as TICs ou não as acham tão importantes assim. Tendo em vista isso, recomenda-se que as TICs sejam mais exploradas nas práticas em campo escolar, bem como a melhor exploração do blog criado no presente trabalho.