Abstract:
O trabalho investiga o Museu do Trem como ferramenta no desenvolvimento da Educação Patrimonial em Parnaíba por meio da Escola Liceu Parnaibano em parceria com PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – de História, da Universidade Estadual do Piauí – Campus de Parnaíba. Onde a partir disso buscou-se a importância atribuída a esse patrimônio no contexto educacional por intermédio de pesquisas, entrevistas e questionário. Três categorias foram estabelecidas conforme os seguintes objetivos: primeiro reconhecer a relevância histórica da chegada e desenvolvimento da ferrovia no Piauí, com destaque em Parnaíba; segundo identificar a potencialidade do Museu do Trem na promoção da Educação Patrimonial local, com base em um questionário elaborado para os estudantes da Escola CEEP – Liceu Parnaibano e o terceiro objetivo estabelecido mediante entrevistas cedidas pelos integrantes do Projeto. O trabalho tem como referencial teórico CHOAY (2006), KISHIMOTO (2012), FIGUEIREDO (2001), FIGUEIRA (2012), FENELON (1992), FONSECA (1997). Os conceitos sobre Educação Patrimonial são desenvolvidos por HORTA (2004) e GRUNBERG (2007); HORTA & GRUMBERG & MONTEIRO, (1999). Os conceitos de memória e cidade são defendidos por: BOSI (2003) e NORA (1981) respectivamente. Os Conceitos de entrevista são elencados por MARCONI & LACATOS (2003); ANDRADE (2010) e TARTUCE (2008). E o conceito de questionário defendido por GIL (1999).
Description:
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