Resumo:
Esta pesquisa busca mostrar como o cinema pode ser usado como ferramenta tecnológica dentro da educação, sendo vista como facilitadora do ensino aprendizagem, mais particularmente no ensino da disciplina de História, tendo o cinema e a História como objetos de estudo. Usamos como norte foi a seguinte pergunta: Como o projeto Cinema e História surgiu, o que enfrentaram e quais os benefícios alcançados dentro do ensino-aprendizagem dos alunos que participaram? A temática justifica-se por sua importância no que se refere ao entendimento de como tem se modificado a maneira de ensinar e aprender nos tempos atuais, de como projetos escolares podem contribuir cultural e socialmente de modo positivo na vida dos discentes. Como objetivo geral, buscamos mostrar a aplicabilidade do cinema dentro da educação através do projeto Cinema e História, ocorrido na escola Cândido Oliveira, na cidade de Parnaíba-PI, entre os anos de 2011 a 2014. Os objetivos específicos mostram a relevância que o projeto teve para os participantes; quais as principais contribuições que o projeto trouxe para os alunos no que diz respeito ao ensino da História e, quais as dificuldades e conquistas alcançadas no decorrer dos vários anos de projeto. Para isso, foi necessária uma pesquisa bibliográfica para nos apoiarmos em vários autores, tais como: Kalinke (1999), Reis (1994), Duarte (2002), Ferreira (2004), Benjamin (1994), Napolitano (2004), Marcuse (1990), além de revistas, sites, etc. em seguida realizamos uma pesquisa de campo, na qual nos utilizamos de entrevistas orais que foram gravadas, com perguntas já formuladas e outras que surgiam no decorrer da conversa. Esta pesquisa mostrou que este projeto foi de crucial importância para que os que participaram, à medida que foram beneficiados não só no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, mas também nos problemas e descobertas do cotidiano dos alunos.
Descrição:
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