Resumo:
Este trabalho tem como intuito apresentar a utilização do anime/mangá Ataque ao Titã (2009–2021) do mangaká Hajime Isayama (1986) como material didático no ensino de história, tendo foco em abordar o uso de animes e mangás como fontes de estudos. No primeiro momento buscou-se apresentar o que são os gêneros anime e mangá, suas origens e
toda a cultura que foi criado com o passar do tempo, cultura essa que se tornou popular entres os jovens e cada dia passa a ter mais relevância em outros cenários que fogem somente do nicho nerd ou geek. Em seguida, foi abordado a história do anime estudado nesse trabalho, Ataque ao Titã, descrevendo alguns acontecimentos e dando base para o enredo tratado nas tramas, sendo importante explicar todo o mundo imaginário criado pelo autor da obra. Ao final foi necessário mostrar a possibilidade de usar essas novas mídias como material didático em sala de aulas e debater, de forma prática, os temas que o anime apresenta o possibilita seu uso em sala de aula na disciplina de história. A pesquisa consistiu em uma análise da bibliografia selecionada e embasou-se nas teorias de poder com Michel Foucault (1999), identidade com Stuart Hall (2006) e ensino com Paulo Freire (2014) para desenvolvimento das argumentações aqui apresentadas.
Descrição:
Artigo apresentado à Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em História.