| dc.contributor.advisor | Tourinho, Mary Angélica Costa | |
| dc.contributor.author | Da Silva, Mauro Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-25T03:57:32Z | |
| dc.date.available | 2025-06-25T03:57:32Z | |
| dc.date.issued | 2024-07-12 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/592 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal analisar o contexto histórico e os aspectos políticos, sociais e pedagógicos entre as décadas de 1980-1990, que possibilitaram a fundação da escola Prof.a Albertina Furtado Castelo Branco - CAIC no município de Parnaíba. O questionamento central foi entender quais foram os fatores que contribuíram para a criação dessa escola.Para isso, buscamos compreender o contexto histórico que culminou na implantação das escolas CAICs, tanto no âmbito nacional quanto local; analisar o modelo de arquitetura e os espaços pensados para aprimorar a educação e o aprendizado; identificar e analisar os modelos de projetos políticos pedagógicos presentes no contexto. A escola Prof.a Albertina Furtado Castelo Branco faz parte da rede de escolas CAIC, criadas na década de 1990, pelo governo federal com o intuito de oferecer uma educação de qualidade às crianças e jovens de baixa renda. No entanto, a pesquisa se concentrará especificamente na escola de Parnaíba.O estudo trata do contexto histórico em que surgiu a ideia de implantação desses modelos de escola, tanto em nível nacional quanto local. Sendo analisados os principais aspectos políticos, sociais e pedagógicos que influenciaram a criação da referida escola, como o estado da educação pública no país na época e os movimentos sociais em prol da melhoria da educação. Foi também analisado o modelo de arquitetura proposto para a escola CAIC, que buscava criar espaços que estimulassem o aprendizado e possibilitassem uma educação mais inclusiva e integral. Por fim, a pesquisa pretende contribuir para um maior entendimento sobre o contexto histórico educacional da cidade que levaram à criação da escola CAIC de Parnaíba, bem como para uma reflexão sobre a importância da educação como um direito para a formação de cidadãos críticos e conscientes. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | pt_BR |
| dc.relation.isbasedon | DA SILVA, Mauro Pereira. ESCOLA CAIC DE PARNAÍBA- PI: educação em um contexto de redemocratização do Brasil. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura em História. Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2024 | pt_BR |
| dc.subject | Universalização da Educação | pt_BR |
| dc.subject | Redemocratização Brasileira | pt_BR |
| dc.subject | PRONAICA | pt_BR |
| dc.subject | Escola CAIC de Parnaíba | pt_BR |
| dc.title | ESCOLA CAIC DE PARNAÍBA- PI: educação no contexto de redemocratização do Brasil | pt_BR |
| dc.type | Thesis | pt_BR |