Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal analisar o contexto histórico e os aspectos políticos, sociais e pedagógicos entre as décadas de 1980-1990, que possibilitaram a fundação da escola Prof.a Albertina Furtado Castelo Branco - CAIC no município de Parnaíba. O questionamento central foi entender quais foram os fatores que contribuíram para a criação dessa escola.Para isso, buscamos compreender o contexto histórico que culminou na implantação das escolas CAICs, tanto no âmbito nacional quanto local; analisar o modelo de arquitetura e os espaços pensados para aprimorar a educação e o aprendizado; identificar e analisar os modelos de projetos políticos pedagógicos presentes no contexto. A escola Prof.a Albertina Furtado Castelo Branco faz parte da rede de escolas CAIC, criadas na década de 1990, pelo governo federal com o intuito de oferecer uma educação de qualidade às crianças e jovens de baixa renda. No entanto, a pesquisa se concentrará especificamente na escola de Parnaíba.O estudo trata do contexto histórico em que surgiu a ideia de implantação desses modelos de escola, tanto em nível nacional quanto local. Sendo analisados os principais aspectos políticos, sociais e pedagógicos que influenciaram a criação da referida escola, como o estado da educação pública no país na época e os movimentos sociais em prol da melhoria da educação. Foi também analisado o modelo de arquitetura proposto para a escola CAIC, que buscava criar espaços que estimulassem o aprendizado e possibilitassem uma educação mais inclusiva e integral. Por fim, a pesquisa pretende contribuir para um maior entendimento sobre o contexto histórico educacional da cidade que levaram à criação da escola CAIC de Parnaíba, bem como para uma reflexão sobre a importância da educação como um direito para a formação de cidadãos críticos e conscientes.