Abstract:
A presente monografia tem como tema: Uma análise sobre o papel da escola frente ao bullying em escolas públicas municipais da cidade de Parnaíba - PI. O objetivo geral foi analisar o papel dos gestores e professores frente ao bullying no ambiente escolar. Como objetivos específicos determinamos: caracterizar o processo do bullying no contexto escolar, conhecer os procedimentos usados pelos professores para evitá-lo e descobrir como a gestão deve agir para diminuí-lo significativamente. No processo de investigação foram feitas pesquisas teóricas e de campo. A pesquisa se baseou nos teóricos como: Fante e Pedra, Chalita, Rolim, Marchesi, Bandura, Silva e Middelton-Moz e Zawadski e outros. Na pesquisa de campo foram usados coletas de dados, questionários e roteiros de observação. O público alvo desta pesquisa foram alunos dos 4 ° e do 5° ano do ensino fundamental, gestor e professores. Relatamos aqui o conhecimento dos mesmos, as maneiras com as quais eles lidam e tentam solucionar tal processo, sugestões para evitar que o bullying seja praticado pelo menos dentro da escola e para amenizar os efeitos psicológicos destrutivos do bullying escolar.