dc.contributor.advisor |
Santos, José Marcelo Costa dos |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Eline Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-26T04:50:27Z |
|
dc.date.available |
2024-04-26T04:50:27Z |
|
dc.date.issued |
2011-12-13 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/555 |
|
dc.description.abstract |
O referido trabalho teve como objetivo investigar se os professores das séries iniciais adotam o letramento em sua prática docente, de modo a contribuir para a formação de escritores e leitores, tendo em vista que o letramento se faz necessário no âmbito escolar, pois facilita a leitura e a escrita dos educandos, propiciando aos mesmos uma aprendizagem significativa e funcional. Baseados em teóricos como: Soares (2004); Tfouni (2005); Kleiman (1995), Simonetti (2007), entre outros, os quais nos deram o respaldo teórico necessário ao direcionamento e à compreensão da temática em foco, realizamos uma pesquisa de campo, desenvolvida em uma escola pública da cidade de Parnaíba-PI, onde contemplamos um estudo de caso de natureza qualitativa e quantitativa. Nossa investigação contemplou a observação
não participativa em sala de aula, a aplicação de questionário, bem como a realização de entrevista semi-estruturada. Submetemos os dados coletados a uma análise teórica de acordo com as categorias criadas ao longo do trabalho, por meio da qual o leitor tende a ser levado a ricos momentos de reflexão e aprendizado acerca da temática do letramento nos primeiros anos de escolarização da criança. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
CARVALHO Eline Silva .LETRAMENTO: uma contribuição para a formação de escritores e leitores nas séries iniciais. Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2011 |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.title |
LETRAMENTO: uma contribuição para a formação de escritores e leitores nas séries iniciais |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |