LETRAMENTO: uma contribuição para a formação de escritores e leitores nas séries iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santos, José Marcelo Costa dos
dc.contributor.author Carvalho, Eline Silva
dc.date.accessioned 2024-04-26T04:50:27Z
dc.date.available 2024-04-26T04:50:27Z
dc.date.issued 2011-12-13
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/555
dc.description.abstract O referido trabalho teve como objetivo investigar se os professores das séries iniciais adotam o letramento em sua prática docente, de modo a contribuir para a formação de escritores e leitores, tendo em vista que o letramento se faz necessário no âmbito escolar, pois facilita a leitura e a escrita dos educandos, propiciando aos mesmos uma aprendizagem significativa e funcional. Baseados em teóricos como: Soares (2004); Tfouni (2005); Kleiman (1995), Simonetti (2007), entre outros, os quais nos deram o respaldo teórico necessário ao direcionamento e à compreensão da temática em foco, realizamos uma pesquisa de campo, desenvolvida em uma escola pública da cidade de Parnaíba-PI, onde contemplamos um estudo de caso de natureza qualitativa e quantitativa. Nossa investigação contemplou a observação não participativa em sala de aula, a aplicação de questionário, bem como a realização de entrevista semi-estruturada. Submetemos os dados coletados a uma análise teórica de acordo com as categorias criadas ao longo do trabalho, por meio da qual o leitor tende a ser levado a ricos momentos de reflexão e aprendizado acerca da temática do letramento nos primeiros anos de escolarização da criança. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon CARVALHO Eline Silva .LETRAMENTO: uma contribuição para a formação de escritores e leitores nas séries iniciais. Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2011 pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title LETRAMENTO: uma contribuição para a formação de escritores e leitores nas séries iniciais pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta