Resumo:
O referido trabalho teve como objetivo investigar se os professores das séries iniciais adotam o letramento em sua prática docente, de modo a contribuir para a formação de escritores e leitores, tendo em vista que o letramento se faz necessário no âmbito escolar, pois facilita a leitura e a escrita dos educandos, propiciando aos mesmos uma aprendizagem significativa e funcional. Baseados em teóricos como: Soares (2004); Tfouni (2005); Kleiman (1995), Simonetti (2007), entre outros, os quais nos deram o respaldo teórico necessário ao direcionamento e à compreensão da temática em foco, realizamos uma pesquisa de campo, desenvolvida em uma escola pública da cidade de Parnaíba-PI, onde contemplamos um estudo de caso de natureza qualitativa e quantitativa. Nossa investigação contemplou a observação
não participativa em sala de aula, a aplicação de questionário, bem como a realização de entrevista semi-estruturada. Submetemos os dados coletados a uma análise teórica de acordo com as categorias criadas ao longo do trabalho, por meio da qual o leitor tende a ser levado a ricos momentos de reflexão e aprendizado acerca da temática do letramento nos primeiros anos de escolarização da criança.