Abstract:
Este trabalho apresenta os desafios e os avanços dentro da temática: Educação e
sexualidade, através do papel da família e do contexto escolar. Muitas escolas abriram espaço para a temática da sexualidade apenas por meio de palestras, encontros ou debates de psicólogos ou médicos, ou pela abordagem ampliada dos conteúdos relativos à reprodução humana ou apenas na disciplina de ciências. Porém se tornam necessários na escola, educadores preparados para esclarecer dúvidas dos seus alunos. É importante que o professor demonstre que as manifestações da sexualidade são prazerosas e fazem parte do seu desenvolvimento saudável de todo ser humano, dessa forma o professor contribuirá,
para que o aluno reconheça suas necessidades e desejos, ao mesmo tempo em que aprende as normas de comportamento necessário para viver em sociedade. A fundamentação teórica utilizada nesse trabalho se deu através de autores como: Nunes e Silva, Hália Souza, Michel Foucault e Marta Suplicy que trazem consigo uma visão de que esclarecer sobre a sexualidade só contribui para o crescimento saudável das crianças. Esta pesquisa se deu através da aplicação de questionários sobre o tema a professores da rede pública de Parnaíba. Então a educação sexual diz respeito a um conjunto de valores transmitidos pela família e pela escola. Toda iniciativa tomada em matéria de educação sexual deve ser embasada na escola em harmonia com os pais, pois esses valores percorrerão toda a vida do ser humano influenciando seu desenvolvimento, comportamento e cultura.
Description:
Este trabalho acadêmico possui livre acesso, porém para sua utilização, menção e/ou citação, em qualquer circunstância, utilize a referência bibliográfica completa.