O ensino da leitura e da escrita no 52 ano do ensino fundamental:Desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santos, José Marcelo Costa dos
dc.contributor.author Fontenele, Aline Sousa
dc.date.accessioned 2024-04-11T00:51:11Z
dc.date.available 2024-04-11T00:51:11Z
dc.date.issued 2011-12-13
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/541
dc.description.abstract O presente trabalho reflete o projeto de pesquisa de caráter científico/pedagógico, o qual teve como objetivo investigar o ensino da leitura e da escrita no contexto da prática docente no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Parnaíba-PI. Buscamos, além de compreender o processo de ensino e de aprendizagem linguística, verificar as estratégias e recursos utilizados em sala de aula pelo professor, no que diz respeito à aprendizagem construtiva dos educandos. Por meio de aplicação de questionário e observação da prática docente, e à luz de teóricos como Vygotsky (1984), Ferreiro (1985), Marfins (1994), Solé (1998), Kleiman (2008), entre outros, executamos um estudo sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita pela criança. O trabalho sugere aos docentes em,,O exercício, que procurem trabalhar com a leitura e a escrita de forma mais construtiva e concebam importância deste processo na vida dos discentes, os quais devem ser guiados sob uma perspectiva pedagógica renovada, para que se tomem leitores e escritores competentes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon FONTENELE Aline Sousa .O ensino da leitura e da escrita no 52 ano do ensino fundamental:Desafios e possibilidades. Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2011 pt_BR
dc.subject Aprendizagem construtiva. pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ensino da leitura e da escrita. pt_BR
dc.title O ensino da leitura e da escrita no 52 ano do ensino fundamental:Desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta