dc.contributor.advisor |
Santos, José Marcelo Costa dos |
|
dc.contributor.author |
Fontenele, Aline Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-11T00:51:11Z |
|
dc.date.available |
2024-04-11T00:51:11Z |
|
dc.date.issued |
2011-12-13 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/541 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho reflete o projeto de pesquisa de caráter científico/pedagógico, o qual teve como objetivo investigar o ensino da leitura e da escrita no contexto da prática docente no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Parnaíba-PI. Buscamos, além de compreender o processo de ensino e de aprendizagem linguística, verificar as estratégias e recursos utilizados em sala de aula pelo professor, no que diz respeito à aprendizagem construtiva dos educandos. Por meio de aplicação de questionário e observação da prática docente, e à luz de teóricos como Vygotsky (1984), Ferreiro (1985), Marfins (1994), Solé (1998), Kleiman (2008), entre outros, executamos um estudo sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita pela criança. O trabalho sugere aos docentes em,,O
exercício, que procurem trabalhar com a leitura e a escrita de forma mais construtiva e concebam importância deste processo na vida dos discentes, os quais devem ser guiados sob uma perspectiva pedagógica renovada, para que se tomem leitores e escritores competentes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
FONTENELE Aline Sousa .O ensino da leitura e da escrita no 52 ano do ensino fundamental:Desafios e possibilidades. Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2011 |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem construtiva. |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da leitura e da escrita. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da leitura e da escrita no 52 ano do ensino fundamental:Desafios e possibilidades |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |