| dc.contributor.advisor | Santos, José Marcelo Costa dos | |
| dc.contributor.author | Fontenele, Aline Sousa | |
| dc.date.accessioned | 2024-04-11T00:51:11Z | |
| dc.date.available | 2024-04-11T00:51:11Z | |
| dc.date.issued | 2011-12-13 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/541 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho reflete o projeto de pesquisa de caráter científico/pedagógico, o qual teve como objetivo investigar o ensino da leitura e da escrita no contexto da prática docente no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Parnaíba-PI. Buscamos, além de compreender o processo de ensino e de aprendizagem linguística, verificar as estratégias e recursos utilizados em sala de aula pelo professor, no que diz respeito à aprendizagem construtiva dos educandos. Por meio de aplicação de questionário e observação da prática docente, e à luz de teóricos como Vygotsky (1984), Ferreiro (1985), Marfins (1994), Solé (1998), Kleiman (2008), entre outros, executamos um estudo sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita pela criança. O trabalho sugere aos docentes em,,O exercício, que procurem trabalhar com a leitura e a escrita de forma mais construtiva e concebam importância deste processo na vida dos discentes, os quais devem ser guiados sob uma perspectiva pedagógica renovada, para que se tomem leitores e escritores competentes. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba | pt_BR |
| dc.relation.isbasedon | FONTENELE Aline Sousa .O ensino da leitura e da escrita no 52 ano do ensino fundamental:Desafios e possibilidades. Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2011 | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem construtiva. | pt_BR |
| dc.subject | Prática docente | pt_BR |
| dc.subject | Ensino da leitura e da escrita. | pt_BR |
| dc.title | O ensino da leitura e da escrita no 52 ano do ensino fundamental:Desafios e possibilidades | pt_BR |
| dc.type | Thesis | pt_BR |