Resumo:
O presente trabalho reflete o projeto de pesquisa de caráter científico/pedagógico, o qual teve como objetivo investigar o ensino da leitura e da escrita no contexto da prática docente no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Parnaíba-PI. Buscamos, além de compreender o processo de ensino e de aprendizagem linguística, verificar as estratégias e recursos utilizados em sala de aula pelo professor, no que diz respeito à aprendizagem construtiva dos educandos. Por meio de aplicação de questionário e observação da prática docente, e à luz de teóricos como Vygotsky (1984), Ferreiro (1985), Marfins (1994), Solé (1998), Kleiman (2008), entre outros, executamos um estudo sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita pela criança. O trabalho sugere aos docentes em,,O
exercício, que procurem trabalhar com a leitura e a escrita de forma mais construtiva e concebam importância deste processo na vida dos discentes, os quais devem ser guiados sob uma perspectiva pedagógica renovada, para que se tomem leitores e escritores competentes.