Prática docente: Um olhar na formação do professor

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Magalhães., Venusia Maria de Aquino Pereira de
dc.contributor.author Ferreira, Alessandra dos Santos
dc.date.accessioned 2024-04-11T00:38:56Z
dc.date.available 2024-04-11T00:38:56Z
dc.date.issued 2011-12-20
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/539
dc.description.abstract O presente estudo busca analisar a prática do professor, de forma a identificar a relação dessa prática com a formação necessária ao aprimoramento do trabalho docente, bem como internalizar os desafios referentes à formação caracterizando os conhecimentos desses profissionais da educação. No desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizada uma retrospectiva à cerca da formação desses professores, estabelecendo uma relação da legitimação de uma educação que atenda as necessidades de uma sociedade. Realizou-se um paralelo sobre os saberes na prática docente e um aprofundamento sobre as competências relacionadas ao educador. Considera-se. que esta temática possui relevância no quadro profissional da educação, à, medida que sã verIficou que não haverá ensino de qualidade, reformas educativas, e inovações pedagógicas que substituam uma adequada formação docente Tomando por base a formação de professores, sua experiência, a aplicabilidade da teoria a sua prática e os tipos de competências que os mesmos mobilizam. Para melhor entendimento sobre a importância da prática educativa e a busca de respostas a questões referentes à temática, foi realizado uma pesquisa de campo que teve como sujeitos professoras dos anos iniciais. Obteve-se resultados significantes, mostrados que a formação é vista como mecanismo fundamental para uma boa prática. Esta aliada à teoria auxilia em um trabalho competente. É de fundamental importância refletir sobre as novas possibilidades referentes à formação de professores, pois aparti de uma reflexão sobre a sua prática, sua escola e sua sociedade e da interação dos contextos sociais, políticos, econômicos, culturais e históricos, exigem-se atos concreto, pesquisados e apontados como possibilidades reais. Nesse contexto, essas ações são trabalhadas como práticas sociais, uma vez que objetivam desenvolver uma consciência política nos sujeitos envolvidos, criando espaços democráticos que favoreçam uma transformação social. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Biblioteca da UESPI - Campus Alexandre Alves de Oliveira pt_BR
dc.relation.isbasedon FERREIRA Alessandra dos Santos .Prática docente: Um olhar na formação do professor. Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2011 pt_BR
dc.subject Prática e qualidade. pt_BR
dc.subject Competências. pt_BR
dc.subject Saberes. pt_BR
dc.title Prática docente: Um olhar na formação do professor pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta