Resumo:
O presente estudo busca analisar a prática do professor, de forma a identificar a
relação dessa prática com a formação necessária ao aprimoramento do trabalho
docente, bem como internalizar os desafios referentes à formação caracterizando os
conhecimentos desses profissionais da educação. No desenvolvimento dessa
pesquisa, foi realizada uma retrospectiva à cerca da formação desses professores,
estabelecendo uma relação da legitimação de uma educação que atenda as
necessidades de uma sociedade. Realizou-se um paralelo sobre os saberes na
prática docente e um aprofundamento sobre as competências relacionadas ao
educador. Considera-se. que esta temática possui relevância no quadro profissional
da educação, à, medida que sã verIficou que não haverá ensino de qualidade,
reformas educativas, e inovações pedagógicas que substituam uma adequada
formação docente Tomando por base a formação de professores, sua experiência,
a aplicabilidade da teoria a sua prática e os tipos de competências que os mesmos
mobilizam. Para melhor entendimento sobre a importância da prática educativa e a
busca de respostas a questões referentes à temática, foi realizado uma pesquisa de
campo que teve como sujeitos professoras dos anos iniciais. Obteve-se resultados
significantes, mostrados que a formação é vista como mecanismo fundamental para
uma boa prática. Esta aliada à teoria auxilia em um trabalho competente. É de
fundamental importância refletir sobre as novas possibilidades referentes à formação de professores, pois aparti de uma reflexão sobre a sua prática, sua escola e sua sociedade e da interação dos contextos sociais, políticos, econômicos, culturais e históricos, exigem-se atos concreto, pesquisados e apontados como possibilidades reais. Nesse contexto, essas ações são trabalhadas como práticas sociais, uma vez que objetivam desenvolver uma consciência política nos sujeitos envolvidos, criando espaços democráticos que favoreçam uma transformação social.