dc.contributor.advisor |
Nascimento, Maria do Rosário Pessoa do |
|
dc.contributor.author |
Macedo, Antonio Alexandre Mota de |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Silio Caldas |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-24T19:05:13Z |
|
dc.date.available |
2024-03-24T19:05:13Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/503 |
|
dc.description |
Monografia(graduação), Bacharelado em Direito. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo fomentar a reflexão acerca dos rumos que a ciência jurídica e os cursos de Direito vêm tomando hodiernamente. A pesquisa traz a tona a inegável discussão sobre a significativa influência dos certames dos concursos públicos na vida acadêmica, buscando assim demonstrar que o ensino jurídico no Brasil de hoje, toma novos rumos. Os cursos de Direito gradativamente vão deixando de lado as discussões aprofundadas sobre a hermenêutica, sociologia e filosofia jurídica, que são disciplinas consideradas indispensáveis à formação do jurista, e passam a valorar conteúdos mais simplórios e ditos “facilitados”, sem intuito de formar um autêntico jurista, mas sim preparar um bom candidato ao ingresso no funcionalismo público. A priori, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da temática, ou seja, de como vem sendo realizada a formação dos operadores do Direito contemporâneo e como o modelo de concurso adotado no Brasil influencia essa formação, além das vantagens e desvantagens que esse modelo pode proporcionar. Em um segundo momento, foi aplicada uma pesquisa de campo entre graduandos do curso de Direito das universidades locais, com o intuito de se coletar, de forma qualitativa e quantitativa, as suas opiniões sobre o tema, além de seus objetivos para com a graduação que estão a concluir. Por meio desta análise observou-se e pôde concluir-se que nos meios acadêmicos, paulatinamente se prega a formação do dito técnico jurídico, que demonstra um conhecimento cada vez mais superficial sobre o Direito, sendo a vivência jurídica, muitas vezes, deixada em segundo plano. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
MACEDO, Antonio Alexandre Mota de. O fenômeno do concurseirismo e a descaracterização do jurista: uma análise dos prejuízos hermenêuticos promovidos pela
indústria do concurso público e da cultura do resumismos. Parnaíba: Monografia(graduação), Bacharelado em Direito. Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2017. |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência Jurídica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Jurídico |
pt_BR |
dc.subject |
Hermenêutica |
pt_BR |
dc.subject |
Jurista |
pt_BR |
dc.subject |
Servidor Público |
pt_BR |
dc.title |
O FENÔMENO DO CONCURSEIRISMO E A DESCARACTERIZAÇÃO DO JURISTA: uma análise crítica dos prejuízos hermenêuticos promovidos pela indústria do concurso público e da cultura do resumismo |
pt_BR |