Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo fomentar a reflexão acerca dos rumos que a ciência jurídica e os cursos de Direito vêm tomando hodiernamente. A pesquisa traz a tona a inegável discussão sobre a significativa influência dos certames dos concursos públicos na vida acadêmica, buscando assim demonstrar que o ensino jurídico no Brasil de hoje, toma novos rumos. Os cursos de Direito gradativamente vão deixando de lado as discussões aprofundadas sobre a hermenêutica, sociologia e filosofia jurídica, que são disciplinas consideradas indispensáveis à formação do jurista, e passam a valorar conteúdos mais simplórios e ditos “facilitados”, sem intuito de formar um autêntico jurista, mas sim preparar um bom candidato ao ingresso no funcionalismo público. A priori, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da temática, ou seja, de como vem sendo realizada a formação dos operadores do Direito contemporâneo e como o modelo de concurso adotado no Brasil influencia essa formação, além das vantagens e desvantagens que esse modelo pode proporcionar. Em um segundo momento, foi aplicada uma pesquisa de campo entre graduandos do curso de Direito das universidades locais, com o intuito de se coletar, de forma qualitativa e quantitativa, as suas opiniões sobre o tema, além de seus objetivos para com a graduação que estão a concluir. Por meio desta análise observou-se e pôde concluir-se que nos meios acadêmicos, paulatinamente se prega a formação do dito técnico jurídico, que demonstra um conhecimento cada vez mais superficial sobre o Direito, sendo a vivência jurídica, muitas vezes, deixada em segundo plano.