dc.contributor.advisor |
Fernandes, Starley Jonnes Pinho |
|
dc.contributor.author |
Fontenele, Anailton Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-26T00:39:29Z |
|
dc.date.available |
2024-02-26T00:39:29Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/430 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho procura identificar a solução para o problema das constantes interrupções na prestação do serviço público essencial do fornecimento de água, por parte das concessionárias de serviços públicos, em virtude da má prestação do serviço e sua responsabilidade civil sob a égide do art. 22, do COO em
contraposição ao art. 60, §30, 1 e II, da Lei n° 8.987/95 que permite a interrupção em casos excepcionais. Para tanto faz uma pesquisa bibliográfica na obra dos melhores juristas nacionais sobre o tema, que envolve a relação de consumo, bem como, pesquisa a jurisprudência do STJ buscando sempre a posição majoritária da Corte Superior à luz do Código de Defesa do Consumidor. Analisa a relação de consumo e seus componentes. Define o serviço público essencial e suas características principais e utiliza a Teoria do Diálogo da Fontes para fundamentar a possibilidade da interrupção dos serviços públicos essenciais ante o inadimplemento do consumidor, de acordo com o entendimento dominante no STJ. Por fim, enfatiza a responsabilidade objetiva dos órgãos públicos ou seus delegados, com esteio no art. 22, do CDC e art. 60, § 11 e 21 da Lei n° 8.987/95, a prestar o serviço público de abastecimento de água de forma adequada, eficiente, seguro e contínuo, sob pena de ser obrigado a fazê-lo e a reparar os danos causados ao usuário. Adota o método dedutivo, com base em dados bibliográficos, revista jurídica especializada em jurisprudência dos tribunais e a legislação codificada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
FONTENELE, Anailton Pereira. A responsabilidade civil objetiva na relação de consumo pela falha na prestação do serviço público essencial do fornecimento de água. Parnaíba: Monografia (graduação), Bacharelado em Direito. Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2013. |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade civil |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade objetiva |
pt_BR |
dc.subject |
eoria do Risco |
pt_BR |
dc.subject |
Consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço público essencial |
pt_BR |
dc.subject |
Concessionária de serviço público |
pt_BR |
dc.subject |
Má prestação do serviço |
pt_BR |
dc.subject |
Vício do serviço |
pt_BR |
dc.subject |
Interrupção |
pt_BR |
dc.subject |
Continuidade |
pt_BR |
dc.subject |
Diálogo das Fontes |
pt_BR |
dc.subject |
Reparação do dano |
pt_BR |
dc.title |
A responsabilidade civil objetiva na relação de consumo pela falha na prestação do serviço público essencial do fornecimento de água |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |