Resumo:
O presente trabalho propõe-se a problematizar o ensino de filosofia nas escolas brasileiras e tem como principal objeto de investigação alguns livros didáticos de filosofia para o ensino médio aprovados pelo PNLD 2012 e 2015. A investigação desses livros pode ser o caminho para o desenvolvimento de estratégias de ensino que aproveite o máximo possível essas obras didáticas, possibilitando um ensino da filosofia de forma ativa, utilizando a história da filosofia apenas como um meio para o filosofar e não como um fim das aulas dessa disciplina. O trabalho teve como problemática a investigação acerca da metodologia de livros didáticos destinados ao ensino de filosofia no ensino médio. A pesquisa desenvolveu-se utilizando-se da análise das obras didáticas de filosofia aprovadas pelo PNLD e do levantamento bibliográfico de documentos que tratam sobre a educação e obras de autores que se debruçaram a pensar sobre o ensino de filosofia. Verificou-se que no Brasil a educação sempre obedeceu a interesses de classes dominantes. Talvez por esse motivo, o ensino de filosofia como processo de formação crítica e emancipatória não encontrou espaço em terras tupiniquins e desta forma seu ensino resumiu-se à simples transmissão da história da filosofia ocidental. O exame das obras mostrou que estas possuem uma boa quantidade de textos filosóficos e metodologia que possibilita o ensino da história da filosofia e a prática do filosofar, porém, o professor é o principal responsável pela forma como a aula desta disciplina é desenvolvida, pois, é o docente que deve trazer para o tempo presente os temas e problemas criados ao longo da história da filosofia e assim produzir efeitos importantes na vida do aluno.