dc.contributor.advisor |
Souza., Roberto Fernandes de |
|
dc.contributor.author |
Firmino, Edilson de Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-16T21:36:10Z |
|
dc.date.available |
2023-10-16T21:36:10Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/345 |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa apresenta uma análise sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita dos alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental, com o objetivo de conhecer e investigar as dificuldades desta temática e consequentemente apontar possíveis soluções para tais dificuldades. O estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, onde na pesquisa de campo foi aplicado um questionário com perguntas abertas para os professores e um com perguntas fechadas para os alunos da escola. E teve como embasamento teórico os seguintes autores: Sercundes, Ezequiel Theodoro Silva, Paulo Freire, Isabel Solé, Magda Soares, entre outros. As reflexões dos mesmos sobre o objeto de estudo desta pesquisa, nos proporcionou uma melhor compreensão no que diz respeito a importância da leitura e escrita para os alunos do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental; bem como o papel da escola para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, sendo que é no ambiente escolar onde as dificuldades quanto a aquisição da leitura e escrita serão enfrentadas pelos discentes, o que por sua vez garantirá maiores chances de serem sanadas, quando tais dificuldades são brevemente descobertas e posteriormente bem trabalhadas pelos docentes através de seus métodos e pratica de ensino, e através da escola quando a mesma cria ambientes alfabetizadores, para que com a visualização e familiarização da linguagem escrita desenvolva na criança uma habilidade autônoma, portanto com este estudo podemos ampliar nossos conhecimentos sobre as dificuldades encontradas na aquisição da leitura e escrita, e sobre a importância do seu processo de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
FIRMINO Edilson de Sousa .Leitura e escrita: uma observação reflexiva sobre as dificuldades de aprendizagem nos 4° e 5° anos do ensino fundamental. Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2013 |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita: uma observação reflexiva sobre as dificuldades de aprendizagem nos 4° e 5° anos do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |