Leitura e escrita: uma observação reflexiva sobre as dificuldades de aprendizagem nos 4° e 5° anos do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor Souza., Roberto Fernandes de
dc.contributor.author Firmino, Edilson de Sousa
dc.date.accessioned 2023-10-16T21:36:10Z
dc.date.available 2023-10-16T21:36:10Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/345
dc.description.abstract A pesquisa apresenta uma análise sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita dos alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental, com o objetivo de conhecer e investigar as dificuldades desta temática e consequentemente apontar possíveis soluções para tais dificuldades. O estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, onde na pesquisa de campo foi aplicado um questionário com perguntas abertas para os professores e um com perguntas fechadas para os alunos da escola. E teve como embasamento teórico os seguintes autores: Sercundes, Ezequiel Theodoro Silva, Paulo Freire, Isabel Solé, Magda Soares, entre outros. As reflexões dos mesmos sobre o objeto de estudo desta pesquisa, nos proporcionou uma melhor compreensão no que diz respeito a importância da leitura e escrita para os alunos do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental; bem como o papel da escola para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, sendo que é no ambiente escolar onde as dificuldades quanto a aquisição da leitura e escrita serão enfrentadas pelos discentes, o que por sua vez garantirá maiores chances de serem sanadas, quando tais dificuldades são brevemente descobertas e posteriormente bem trabalhadas pelos docentes através de seus métodos e pratica de ensino, e através da escola quando a mesma cria ambientes alfabetizadores, para que com a visualização e familiarização da linguagem escrita desenvolva na criança uma habilidade autônoma, portanto com este estudo podemos ampliar nossos conhecimentos sobre as dificuldades encontradas na aquisição da leitura e escrita, e sobre a importância do seu processo de aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon FIRMINO Edilson de Sousa .Leitura e escrita: uma observação reflexiva sobre as dificuldades de aprendizagem nos 4° e 5° anos do ensino fundamental. Parnaíba: Monografia(graduação),Licenciatura plena em normal superior, Universidade Estadual do Piauí (UESPI),2013 pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Dificuldades pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Leitura e escrita: uma observação reflexiva sobre as dificuldades de aprendizagem nos 4° e 5° anos do ensino fundamental pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account