Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Gomes Souza, Lucrecia
dc.contributor.author Souza Oliveira, Adaiza
dc.contributor.author Nascimento Silva, Fabiana
dc.contributor.author Lima Silva, Raimunda Francisca
dc.date.accessioned 2022-11-21T03:51:33Z
dc.date.available 2022-11-21T03:51:33Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/287
dc.description.abstract A avaliação da aprendizagem sofreu muitas modificações, ao longo dos anos e várias são as concepções existentes sobre a mesma. Por ser uma questão muito debatida na sociedade atual e acreditarmos ser um tema de essencial relevância decidimos realizar uma investigação partindo da questão: quais os instrumentos utilizados pelos professores na avaliação da aprendizagem dos educandos nas series iniciais do ensino fundamental? Com base nas investigações 'durante a pesquisa, utilizamos instrumentos necessários para a qualidade deste trabalho que foi acoleta de dados realizada através de um questionário aberto visando obter dos professores pesquisados respostas das questões propostas, tendo esta investigação uma abordagem qualitativa e para a fundamentação foram analisados os seguintes teóricos que deram Suporte a esta pesquisa: Luckesi (2006); Antunes (1996); Hofíman (1993); Libâneo (1994); Mendez (2002); Hayat (1995); PCN's e LDB. Fizemos uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo. °. Os sujeitos pesquisados foram 5 professoras que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal de Pamaíba'-Pi. Utilizamos como procedimentos para a coleta de dados questionários com questões abertas. Para esclarecer mais os leitores sobre esse tema foi explanado no presente trabalho a concepção de avaliação,' como é trabalhado a avaliação nas salas de aula e suas influências no processo ensino-aprendizagem, enfatizando a importância da avaliação qualitativa e seus instrumentos 'utilizados para a escola e sociedade. Percebeu-se com a pesquisa que a avaliação já está sendo vista por muitos professores como um instrumento de colaboração da aprendizagem do aluno e não apenas como método para classificar os alunos em aptos ou não aptos para serem promovidos para a série seguinte. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon OLIVEIRA, Adaiza de souza; SILVA, Fabiana do Nascimento; SILVA, Raimunda Frsncisca de Lima. Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2011. pt_BR
dc.subject Processo avaliativo pt_BR
dc.subject Processo de Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática avaliativa pt_BR
dc.subject Alunos - Ensino Fundamental I pt_BR
dc.subject Escolas da Rede Pública - Parnaiíba - Piauí pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta