dc.contributor.advisor |
Gomes Souza, Lucrecia |
|
dc.contributor.author |
Souza Oliveira, Adaiza |
|
dc.contributor.author |
Nascimento Silva, Fabiana |
|
dc.contributor.author |
Lima Silva, Raimunda Francisca |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-21T03:51:33Z |
|
dc.date.available |
2022-11-21T03:51:33Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/287 |
|
dc.description.abstract |
A avaliação da aprendizagem sofreu muitas modificações, ao longo dos anos e várias são as concepções existentes sobre a mesma. Por ser uma questão muito debatida na sociedade atual e acreditarmos ser um tema de essencial relevância decidimos realizar uma investigação partindo da questão: quais os instrumentos utilizados pelos professores na avaliação da aprendizagem dos educandos nas series iniciais do ensino fundamental? Com base nas investigações 'durante a pesquisa, utilizamos instrumentos necessários para a qualidade deste trabalho que foi acoleta de dados realizada através de um questionário aberto visando obter dos professores pesquisados respostas das questões propostas, tendo esta investigação uma abordagem qualitativa e para a fundamentação foram analisados os seguintes teóricos que deram Suporte a esta pesquisa: Luckesi (2006); Antunes (1996); Hofíman (1993); Libâneo (1994); Mendez (2002); Hayat (1995); PCN's e LDB. Fizemos uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo. °. Os sujeitos pesquisados foram 5 professoras que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal de Pamaíba'-Pi. Utilizamos como procedimentos para a coleta de dados questionários com questões abertas. Para esclarecer mais os leitores sobre esse tema foi explanado no presente trabalho a concepção de avaliação,' como é trabalhado a avaliação nas salas de aula e suas influências no processo ensino-aprendizagem, enfatizando a importância da avaliação qualitativa e seus instrumentos 'utilizados para a escola e sociedade. Percebeu-se com a pesquisa que a avaliação já está sendo vista por muitos professores como um instrumento de colaboração da aprendizagem do aluno e não apenas como método para classificar os alunos em aptos ou não aptos para serem promovidos para a série seguinte. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
OLIVEIRA, Adaiza de souza; SILVA, Fabiana do Nascimento; SILVA, Raimunda Frsncisca de Lima. Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2011. |
pt_BR |
dc.subject |
Processo avaliativo |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Prática avaliativa |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos - Ensino Fundamental I |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas da Rede Pública - Parnaiíba - Piauí |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |