Resumo:
"Esta monografia trata da importância do lúdico na Educação Infantil, tendo como
objetivos conhecer de que forma os professores trabalham as atividades lúdicas com as
crianças de Educação Infantil em Pamaíh, analisar a prática dos professores quando
trabalham as atividades lúdicas e identificaras principais brincadeiras utilizadas pela escola.
Sabemos que o lúdico é de grande relevância para o desenvolvimento da criança e atua como
facilitador da aprendizagem. Tem por sua vez a função de oportunizar a aprendizagem ao
individuo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo. Brincar constitui algo
importante e instintivo das crianças e as aprimoram em diferentes aspectos, tais como: fala
coordenação e postura. Para este estudo tivemos bases teóricas como. Kishimoto, Santos,
Negrini, Piaget dentre outros pesquisadores que se propõem a discuti± a importância do
lúdico para aprendizagem. Esta pesquisa foi desenvolvida em três escolas de Educação
Infantil de Pamaíba, onde podemos observar que nem sempre as atividades realizadas nessa
modalidade de ensino são trabalhadas de forma lúdica por todas as professoras, se as fossem
proporcionaria uni aprendizado pra7troso. Esperamos estar contribuindo com a educação
infantil e com outros pesquisadores no sentido de investigar como o lúdico é indispensável
para aprendizagem"