Resumo:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como as escolas públicas de Parnaíba, trabalham a educação ambiental, nas séries iniciais do ensino fundamental, e. mais especificamente conhecer a prática adotada pelos professores, para tratar dessa questão na sala de aula e saber a importância da educação ambiental para os alunos. Dentre os autores que serviram de referencial para este trabálho estão: Ribeiro (1994); Guimarães (1995); Sato (2001); Segura (2001); Loureiro (2002); Capra (2003); Mattos (2006), entre outros. O tipo de pesquisa utilizada para este trabalho foi ;a quanti-qualitativa, tendo em vista que a abordagem quantitativa utiliza técnicas e. dados estatísticos e qualitativa utiliza aspectos subjetivos. Os dados coletados durante a pesquisa foram através da observação direta, sem a intenção de interferir no ambiente estudado, e através de questionados, com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha, para uma melhor compreensão das informações respondidas pelos investigados. Esta pesquisa está alicerçada sob'a fundamentação teórica e a análise dos dados. Assim, a investigadora chegou a conclusão de que a educação ambiental ainda não é uma preocupação constalite da escola, nem do professor em sala de aula. Por isso, pretende-sé que esta pesquisa contribua, não só para os agentts educacionais, mas para a sociedade, com aproposta de formar cidadãos conscientes de seus devéres e direitos, que respeitem o próximo e o meio ambiente.