dc.contributor.advisor |
Silva, Francisco Winston José |
|
dc.contributor.author |
Barros de Sousa, Diana |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-21T01:18:55Z |
|
dc.date.available |
2022-11-21T01:18:55Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/261 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo a reflexão sobre a brincadeira e o jogo no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. A brincadeira estar presente em todas as culturas, a criança cria e recria a sua própria cultura dando significados a objetos. Os professsores desta modalidade de ensino devem, através do jogo e da brincadeira facilitar a aprendizagem, conscientes da relevância que este tema representa na vida de seus alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que teve como o contexto institucional duas escolas da rede municipal de Ilha Grande - P1. Na contemplação da problemática: como a brincadeira e o jogo é utilizado pelos professores na escola de educação infantil? O objetivo geral foi: investigar como a brincadeira é utilizada em escolas de Educação Infantil. Para dá um fundamento relevante a pesquisa foi necessária a colaboração de alguns teóricos para este trabalho, dentre eles Walion, Vygotsky, Piaget, Kishimoto (1996); Cunha (1994); Elkonin (1998); dentre outros. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba |
pt_BR |
dc.relation.isbasedon |
SOUSA, Diana Barros de. O brincar e o educar na educação infantil de Ilha grande. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2010 |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.title |
O brincar e o educar na educação infantil de Ilha grande |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |