Resumo:
"Este trabalho monográfico faz um estudo sobre a prática pedagógica de quatro professores
de Matemática que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental em quatro escolas,
sendo duas da rede municipal e duas da rede estadual. Diante da complexidade da prática
pedagógica do educador matemático a investigação partiu do questionamento: como
acontece a prática pedagógica do professor de matemática que atua com alunos do 50 ano
do ensino fundamental? O objetivo geral deste estudo foi investigar como é a prática do
educador Matemático que atua com alunos do 5° ano do ensino fundamental. De forma
específica pretendemos: caracterizar a prática pedagógica do educador matemático;
identificar que estratégias estão sendo utilizadas em sala de aula e analisar como é a prática
pedagógica deste educador. Como procedimentos de coleta de dados utilizamos a
observação e o questionário aberto. A pesquisa foi do tipo qualitativa. Na realização do
estudo nos fundamentamos em alguns teóricos como:.Brousseau (2008); Vergnaud
(2001); Sadovisky (2001); D'Ambrósio (2007); Ayres (2009) e Pais (2008).
O estudo da prática pedagógica do professor de matemática possibilitou uma nova visão
em relação ao processo de ensinar e aprender. Estes estudos nos fizeram perceber que só
podemos ser bons de verdade nas varias dimensões de ensino se descobrirmos nosso papel
maior, que está muito além de cumprir prescrições, ou seja, de ensinar de forma eficiente.
É preciso extrair dessa prática, princípios, conhecimentos e competências que poderão ser
reutilizados no decorrer de todo o percurso de formação profissional."