Resumo:
A presente pesquisa perfaz uma análise sobre o ensino de História Regional no Ensino Médio na modalidade EJA, reconhecendo as práticas didáticas recorrentes em sala de aula, bem como, inferindo o valor atribuído pelos agentes educacionais a esta categoria de ensino. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, empreendida por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico, em turmas de 3o ano do Ensino Médio. Esta investigação contemplou uma escola da iniciativa privada e outra da rede estadual do Piauí. Concomitantemente, promoveu-se um estudo bibliográfico, estabelecendo referência a autores como Burke (1992), Barros (2004), Fonseca (2003), Schmidt (1998), Chervel (1990), entre outros. O intuito foi averiguar as causas e consequências do descaso dado à História Regional. A leitura desta produção possibilita aos leitores ponderar sobre a necessidade de incentivar e valorizar o ensino de História Regional nas escolas, uma vez que a mesma contribui para formação identitária de um povo.
Descrição:
Este trabalho acadêmico possui livre acesso, porém para sua utilização, menção e/ou citação, em qualquer circunstância, utilize a referência bibliográfica completa.