Resumo:
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo para estudo teórico e prático. O tema aborda a importância do lúdico na Educação Infantil, pois acreditamos que através dos jogos didáticos e brincadeiras a criança tem oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento que se constrói mutuamente, já que o lúdico é eminentemente cultural. Analisa-se de forma crítica o desenvolvimento das aulas, com o olhar de critico sobre a aplicabilidade do lúdico em sua insatisfação de ensinar os conteúdos propostos, pensam que não há tempo e se sentem despreparados para inserir brincadeiras e jogos no contexto da aula, pois lhes falta o conhecimento teórico para embasar sua prática no cotidiano escolar. Essa postura exige profundas mudanças nas atitudes pedagógicas. Independentemente das condições que a estola e o sistema educacional proporcionam a prática docente, é da responsabilidade de cada professor motivar suas aula, tomando-as atrativas e prazerosas, preparando a criança para que esta vá se constituindo um sujeito crítico de suas próprias ações. Por essa razão, o aprofundamento sobre o lúdico se faz necessário para uma boa reflexão. Pois dentre muitos por menores acerca da temática acreditamos ser estes citados acima peças chaves para o desenvolvimehto do lúdico na sala de aula.