Abstract:
Este trabalho é fruto de análises e pesquisas desenvolvidas no âmbito da história cinematográfica, oriundas do projeto PIBIC-CNPQ, realizado entre os anos de 2011 e 2012, e que agora com o aprofundamento das fontes e a pesquisa desenvolvida, se amplia para dar formato a esta monografia. Para alcançar os objetivos e metas almejados nessa pesquisa, nos utilizamos metodologicamente de uma abordagem que articulasse o fenômeno histórico investigado, com os significados que assumem para os indivíduos e a sociedade, desejando promover uma interlocução entre pesquisadores, alunos, docentes e comunidade. Compreendemos que a ação educativa determinada pelo conhecimento da realidade não pode ser sinônimo de transferência de conhecimento, e sim um ato dinâmico e permanente no processo de sua descoberta, porquanto essa ação só se justifica com o envolvimento da comunidade e sua orientação para as possíveis soluções de problemas comunitários, uma ação que considere como necessidade a participação das pessoas no processo de mudanças. Por isso utilizamos o método da pesquisa-ação, analisados nos escritos de Renê Barbier (2002), já que a intenção é cruzar os muros da academia e fornecer à comunidade o contato direto com nossas investigações e possíveis soluções elaboradas conjuntamente. Para tanto analisamos as diversas fontes colhidas ao longo de nossa pesquisa, realizada através dos arquivos públicos como o IIHGGP (Instituto Histórico Geográfico Genealógico de Parnaíba), periódicos como a Revista Histórica e o Almanaque da Parnaíba, além de fontes orais através de entrevistas feitas às pessoas que vivenciaram de alguma forma a época das salas de exibições cinematográficas pamaibanas, como o Sr. Canindé, ex-secretário de educação da cidade de Parnaíba, entrevistadb no ano de 2011; e o Sr. Benjamim Santos, dramaturgo e escritor pamaibano que nos concedeu entrevista no ano de 2012, e das fontes orais colhidas no decorrer do projeto "Onda Branca" (2012). Nesta pesquisa procuramos compreender quais as influências do cinema sobre as pessoas, e quais as contribuições que o mesmo exercia para a formação educativa da sociedade, destacando assim o aporte teórico da "invenção das tradições" encontradas em (HOBSBAWM, E.1.; RANGER, T. 2002). Buscamos ainda, mostrar que o Cinema em Parnaíba, cumpriu a tarefa histórica de propiciar a difusão através de sua linguagem específica, como o devido aprendizado cultural em diversas áreas, abordando entre elas, sociabilidades, educação, artes, música, e em especial o de história, pois percebemos uma nova "tradição sendo inventada" através dessas novas formas de se aprender/distrair com o cinema, como apreendemos nas reflexões expostas por Walter Benjamin (1987), ao falar sobre a distração oferecida pela arte, para se formar novas medidas de percepção. Por meio deste trabalho compreendemos ainda o cinema mediante o progresso das forças produtivas, dos meios de comunicação de massas, com o debate a respeito da "reprodutibilidade técnica" desenvolvida pelo próprio Benjamin, articulando com o processo de mercantilização, e o conceito de mercadoria proposto por Karl Marx (2005). Com base em tais discussões, fez necessário analisar a história do cinema, desde sua suposta invenção pelos irmãos Lumiàre ou Thomas Edison, passando pela chegada do cinema no Brasil, através dos imigrantes italianos que trouxeram o cinematógrafo. Nesse sentido, baseamo-nos nos pensamentos teóricos de (BARRO, 2000); (BERNARDET, 2006); (LEITE, 2005); (MORAIS, 2010); (MACHADO, 2002); (ROSENFELD, 2002); dentre outros que auxiliaram na desenvoltura dessa trama.