Avaliação dos Conteúdos de BotAvaliação dos Conteudos de Botânica abordados nos Livros Didáticos de Biologia do 2º ano do Ensinio Médio em Escolas Públicas de Parnaíba-PI

Show simple item record

dc.contributor.advisor Teixeira, Maria da Conceição
dc.contributor.author Carvalho Nunes, Andresa
dc.date.accessioned 2022-10-09T01:15:52Z
dc.date.available 2022-10-09T01:15:52Z
dc.date.issued 2021-11-29
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/206
dc.description.abstract "O livro didático é uma ferramenta indispensável para o ensino, tanto para o professor, quantopara os alunos. Alguns educadores possuem apenas ele como ferramenta de trabalho. Por sua vez, alguns livros trazem deficiência na botânica, trazendo literaturas desatualizadas, dificultando o processo de aprendizagem dos alunos. Logo, o presente trabalho teve como objetivo, analisar os conteúdos de botânica de forma crítica-descritiva, bem como, observar a qualidade dos recursos visuais apresentados. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram analisados cinco livros aprovados pelo PNLD trabalhados do segundo ano do ensino médio, das escolas públicas de Parnaíba-PI. Foram utilizados livros do triênio de 2015 e 2018, indicados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para a análise foram estabelecidos critérios, crítico-descritivo e a qualidade dos recursos visuais apresentados. Os conteúdos foram analisados por eixos temáticos: Origem e evolução das plantas; Briófitas e Pteridófitas; Gimnospermas e Angiospermas; Histologia e morfologia das Angiospermas e Fisiologia das plantas. Observou-se que alguns livros abrangem todo o conteúdo, uns são resumidos e outros deixam algumas lacunas nos conceitos e mecanismos importantes para o ensino da botânica. Com relação as imagens, alguns livros possuem um contraste maior e são mais bem organizados. O livro didático é uma ferramenta indispensável no ensino. Todos os livros trouxeram o conteúdo de forma ímpar, mas alguns destacaram-se melhor. Por fim, o presente trabalho foi desenvolvido com o intuito ajudar professores (as), a analisarem e buscarem sempre o melhor para seus alunos, consequentemente, uma melhor qualidade no ensino." pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon NUNES, Andresa Carvalho, Avaliação dos Conteudos de Botânica abordados nos Livros Didáticos de Biologia do 2º ano do Ensinio Médio em Escolas Públicas de Parnaíba-PI. Parnaíba: Monografia (graduação), Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2021." pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino de Botânica pt_BR
dc.subject Conteúdos pt_BR
dc.title Avaliação dos Conteúdos de BotAvaliação dos Conteudos de Botânica abordados nos Livros Didáticos de Biologia do 2º ano do Ensinio Médio em Escolas Públicas de Parnaíba-PI pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account