Abstract:
"O livro didático é uma ferramenta indispensável para o ensino, tanto para o professor, quantopara os alunos. Alguns educadores possuem apenas ele como ferramenta de trabalho. Por sua vez, alguns livros trazem deficiência na botânica, trazendo literaturas desatualizadas, dificultando o processo de aprendizagem dos alunos. Logo, o presente trabalho teve como objetivo, analisar os conteúdos de botânica de forma crítica-descritiva, bem como, observar a qualidade dos recursos visuais apresentados. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram analisados cinco livros aprovados pelo PNLD trabalhados do segundo ano do ensino médio, das escolas públicas de Parnaíba-PI. Foram utilizados livros do triênio de 2015 e 2018, indicados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para a análise foram estabelecidos
critérios, crítico-descritivo e a qualidade dos recursos visuais apresentados. Os conteúdos foram analisados por eixos temáticos: Origem e evolução das plantas; Briófitas e Pteridófitas; Gimnospermas e Angiospermas; Histologia e morfologia das Angiospermas e Fisiologia das plantas. Observou-se que alguns livros abrangem todo o conteúdo, uns são resumidos e outros deixam algumas lacunas nos conceitos e mecanismos importantes para o ensino da botânica.
Com relação as imagens, alguns livros possuem um contraste maior e são mais bem organizados. O livro didático é uma ferramenta indispensável no ensino. Todos os livros trouxeram o conteúdo de forma ímpar, mas alguns destacaram-se melhor. Por fim, o presente trabalho foi desenvolvido com o intuito ajudar professores (as), a analisarem e buscarem sempre o melhor para seus alunos, consequentemente, uma melhor qualidade no ensino."