Abstract:
A genética é a ciência da hereditariedade, o ramo da biologia que estuda os mecanismos de transmissão das características de um indivíduo para seu descendente. Esses temas causam medo e insegurança na hora de ensinar e por isso, muitos professores ministram o conteúdo baseado em livros didáticos, que na maioria das vezes, vem reduzido e simplificado. Esses conteúdos são abordados no 3a ano do Ensino Médio e não geram uma boa aceitação diante dos alunos. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo, diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos professores de genética no Ensino Médio e propor soluções por meio da confecção de modelos didáticos. A pesquisa foi realizada em quatro escolas públicas na zona urbana de Parnaíba. Para obtenção dos dados, cinco professores responderam um questionário. Dentre eles, 60% apresentam dificuldades para ministrar aulas de genética. Os temas que eles sentem maior dificuldade são linkage, epistasia, replicação, transcrição e tradução. Após isso, os modelos didáticos foram confeccionados e apresentados em uma oficina com dois dos cinco professores, para explicar como construir e utilizar os modelos didáticos. Eles consideraram que os modelos apresentados facilitarão o ensino de genética.