| dc.contributor.advisor | Lopes, Átila Rabelo | |
| dc.contributor.author | Sousa, André Igor Lopes Henriques de | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-20T02:06:30Z | |
| dc.date.available | 2022-06-20T02:06:30Z | |
| dc.date.issued | 2018-07-27 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/146 | |
| dc.description.abstract | As aulas baseadas no modelo de estudo de campo podem oferecer alguns benefícios para o processo de aprendizagem, permitindo ao aluno melhorar suas habilidades de observação, descoberta e interação com outros alunos, além de facilitar a compreensão do conteúdo estudado diretamente no seu ambiente natural. Aprendizagem Ubíqua pode se dizer que atua na aplicação do paradigma e tecnologias da computação ubíqua para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração características da computação móvel, que disponibiliza acesso a qualquer hora e em qualquer local, integrado com tecnologias de redes sem fio, sensores e mecanismo de localização, para identificar e coletar informações do contexto do aluno e promover aprendizagem e conteúdos educacionais adaptados às características e necessidades individuais do aluno. Este trabalho visa o desenvolvimento de um aplicativo ubíquo sensível ao contexto com o foco de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do ensino da botânica em atividades feitas em aula de campo, com um recurso didático moderno, interativo e dinâmico, capaz de despertar a motivação do aluno e oferecer os benefícios da computação móvel para a modalidade de aulas de campo. Para tanto, realizou-se durante esta pesquisa, a etapa de planejamento e análise buscando delimitar o escopo do aplicativo e identificar os requisitos necessários, a partir dos mesmos, foi possível realizar a construção de um cenário apropriado e condizente para a aplicação do aplicativo. Foi utilizada uma arquitetura cliente-servidor o framework ionic para construir a aplicação cliente e a linguagem php para construção do webserviceda arquitetura utilizada. Foram realizados testes funcionais e de validação com colaboradores que serviram para validar a aplicação. Os resultados foram satisfatórios e obtidos por meio de testes aplicados à colaboradores para verificar se o aplicativo proporciona alguma motivação e ajuda reforçar a aprendizagem do assunto. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba | pt_BR |
| dc.relation.isbasedon | SOUSA, André Igor Lopes Henriques de. Ambiente de aprendizagem Ubíqua para o ensino e aprendizagem de botânica em atividades de aula de campo. Parnaíba: Monografia (graduação), Bachalerado em Ciência da Computação, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2018. | pt_BR |
| dc.subject | Aula de campo, Computação Ubíqua, U-learning | pt_BR |
| dc.title | Ambiente de aprendizagem Ubíqua para o ensino e aprendizagem de botânica em atividades de aula de campo | pt_BR |
| dc.type | Thesis | pt_BR |