Resumo:
As aulas baseadas no modelo de estudo de campo podem oferecer alguns benefícios para o processo de aprendizagem, permitindo ao aluno melhorar suas habilidades de observação, descoberta e interação com outros alunos, além de facilitar a compreensão do conteúdo estudado diretamente no seu ambiente natural. Aprendizagem Ubíqua pode se dizer que atua
na aplicação do paradigma e tecnologias da computação ubíqua para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração características da computação móvel, que disponibiliza acesso a qualquer hora e em qualquer local, integrado com tecnologias de redes sem fio, sensores e mecanismo de localização, para identificar e coletar informações do contexto do aluno e promover aprendizagem e conteúdos educacionais adaptados às características e necessidades individuais do aluno. Este trabalho visa o desenvolvimento de um aplicativo ubíquo sensível ao contexto com o foco de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do ensino da botânica em atividades feitas em aula de campo, com um recurso didático moderno, interativo e dinâmico, capaz de despertar a motivação do aluno e oferecer os benefícios da computação móvel para a modalidade de aulas de campo. Para tanto, realizou-se durante esta pesquisa, a etapa de planejamento e análise buscando delimitar o escopo do aplicativo e identificar os requisitos necessários, a partir dos mesmos, foi possível realizar a construção de um cenário apropriado e condizente para a aplicação do aplicativo. Foi utilizada uma arquitetura cliente-servidor o framework ionic para construir a aplicação cliente e a linguagem php para construção do webserviceda arquitetura utilizada. Foram realizados testes funcionais e de validação com colaboradores que serviram para validar a aplicação. Os resultados foram satisfatórios e obtidos por meio de testes aplicados à colaboradores para verificar se o aplicativo proporciona alguma motivação e ajuda reforçar a aprendizagem do assunto.