Desenvolvimento de um jogo educativo para o apoio ao ensino-aprendizagem interdisciplinar de jovens e adultos utilizando como meio de interação o controle Wiimote

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dc.contributor.advisor Calçada, Dario Brito
dc.contributor.author Costa, Fabiano do Nascimento
dc.date.accessioned 2022-06-17T22:29:10Z
dc.date.available 2022-06-17T22:29:10Z
dc.date.issued 2015-07-24
dc.identifier.uri http://repositorio.uespi.br:8080/handle/123456789/141
dc.description.abstract Este trabalho realizou o desenvolvimento de um jogo educativo para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização de jovens e adultos, abordando um conteúdo interdisciplinar entre a alfabetização e a aprendizagem dos números nas series iniciais do ensino regular, estimulando a concentração e a coordenação motora do jogador, utilizando como modo de interação com a aplicação o controle Wiimote. Pode-se observar que foi bastante relevante e justificável a criação de uma ferramenta educacional que utilizasse a interação homem computador, por não ter sido encontrado na literatura uma ferramenta que aborde a interdisciplinaridade dos conteúdos abordados, utilizando o Wiimote. O objetivo da ferramenta foi oferecer soluções para alguns problemas identificados na alfabetização de jovens e adultos. Como por exemplo a baixa motivação e desinteresse demonstrados pelos alunos em relação aos métodos de ensino-aprendizagens tradicionais adotados pela maioria dos professores nessa modalidade de ensino; as dificuldade na compreensão de certos conceitos teóricos; a falta de jogos educativos abordando a interdisciplinaridade, e que estimule a coordenação motor; além da dificuldade observada nos professores em reali7ar atividades interdisciplinares, devido entre outros motivos, pela falta de ferramentas que abordem várias disciplinas. Por meio do ambiente estimulante e desafiador dos jogos, busca-se aumentar a motivação dos alunos para o estudo de diversos assuntos. O jogo elaborado é executado em um ambiente 21), onde as atividades foram desenvolvidas utilizando métodos de alfabetização próprio para o público alvo, a fim de que o mesmo aprenda de uma forma mais atraente e significativa, utili72ndo palavras e imagens retiradas do cotidiano dos alunos. A ferraménta foi desenvolvida por meio da unity 3D e utilizado o programa GlovePIE para que ocorra a comunicação com o Wiimote e este se tome um periférico aceito pelos computadores em geral. Foram realizados testes práticos com alguns alunos da Obras Sociais Luz da Esperança, onde acontecem atividades de Educação de Jovens e Adultos. E após foi aplicado um questionário, onde os alunos validaram a ferramenta, de acordo com os objetivos propostos. Assim sendo perceptível sua contribuição no auxílio à alfabetização do público alvo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba pt_BR
dc.relation.isbasedon COSTA, Fabiano do Nascimento. Desenvolvimento de um jogo educativo para o apoio ao ensino-aprendizagem interdisciplinar de jovens e adultos utilizando como meio de interação o controle Wiimote. Parnaíba: Monografia (graduação), Bachalerado em Ciência da Computação, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2015. pt_BR
dc.subject EJA, Jogos educativos, Ensino-aprendizagem, Unity 3D, Wiimote pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um jogo educativo para o apoio ao ensino-aprendizagem interdisciplinar de jovens e adultos utilizando como meio de interação o controle Wiimote pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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