Abstract:
Este trabalho realizou o desenvolvimento de um jogo educativo para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização de jovens e adultos, abordando um conteúdo interdisciplinar entre a alfabetização e a aprendizagem dos números nas series iniciais do ensino regular, estimulando a concentração e a coordenação motora do jogador, utilizando como modo
de interação com a aplicação o controle Wiimote. Pode-se observar que foi bastante relevante e justificável a criação de uma ferramenta educacional que utilizasse a interação homem computador, por não ter sido encontrado na literatura uma ferramenta que aborde a interdisciplinaridade dos conteúdos abordados, utilizando o Wiimote. O objetivo da ferramenta foi oferecer soluções para alguns problemas identificados na alfabetização de jovens e adultos. Como por exemplo a baixa motivação e desinteresse demonstrados pelos alunos em relação aos métodos de ensino-aprendizagens tradicionais adotados pela maioria dos professores nessa modalidade de ensino; as dificuldade na compreensão de certos conceitos teóricos; a falta de
jogos educativos abordando a interdisciplinaridade, e que estimule a coordenação motor; além da dificuldade observada nos professores em reali7ar atividades interdisciplinares, devido entre outros motivos, pela falta de ferramentas que abordem várias disciplinas. Por meio do ambiente estimulante e desafiador dos jogos, busca-se aumentar a motivação dos alunos para o estudo de diversos assuntos. O jogo elaborado é executado em um ambiente 21), onde as atividades foram desenvolvidas utilizando métodos de alfabetização próprio para o público alvo, a fim de que o mesmo aprenda de uma forma mais atraente e significativa, utili72ndo palavras e imagens retiradas do cotidiano dos alunos. A ferraménta foi desenvolvida por meio da unity 3D e
utilizado o programa GlovePIE para que ocorra a comunicação com o Wiimote e este se tome um periférico aceito pelos computadores em geral. Foram realizados testes práticos com alguns alunos da Obras Sociais Luz da Esperança, onde acontecem atividades de Educação de Jovens e Adultos. E após foi aplicado um questionário, onde os alunos validaram a ferramenta, de acordo com os objetivos propostos. Assim sendo perceptível sua contribuição no auxílio à alfabetização do público alvo.