Resumo:
A extração e exploração de dados são de grande relevância, principalmente quando utilizadas
em análises de estratégias de marketing em redes sociais, pois possibilita descobrir padrões
em publicações e usuários influentes na rede. Considerando que as redes sociais limitam as
informações que possuem um grau de importância maior quando utilizadas para fins
relacionados ao marketing, é por meio da exploração de dados utilizando planos de marketing
que será viável obter um maior alcance de público na instituição. O presente trabalho mostra a
extração e análise de conhecimento em uma página de uma instituição social no Facebook
com a finalidade de analisar os dados antes e depois cia aplicação de estratégias de marketing.
No desenvolvimento dessa pesquisa foi extraído conhecimento por intermédio do aplicativo
Netvizz incluso na rede social, onde os dados foram divididos em períodos de tempo diferente,
antes e após a aplicação de técnicas de marketing. O software Gephi viabilizou a exploração
do conhecimento, os dados foram comparados com a finalidade de identificar os cinco
usuários mais influentes e as cinco publicações com maior alcance em cada período e durante
o tempo de existência da página, sendo analisados também os resultados das estratégias de
marketing propostas com base nos dados analisados de períodos anteriores. A técnica aplicada
se mostrou eficaz, tornando-se uma forma de obter um conhecimento amplo sobre os
usuários, as publicações e suas conexões no Facebook para assim aplicar técnicas de
marketing visando propagar informações e alcançando um maior público.