Abstract:
A informação passou a ser essencial para as organizações no desenvolver dos seus negócios.
Pois em todos os processos desenvolvidos na empresa a geração da informação é fator
determinante para o sucesso onde as mesmas deverão ser armazenadas de forma segura. No
entanto, o armazenamento dessa informação poderá gerar problemas para a empresa, tudo
ocorre em consequência das formas de manuseio equivocadas que as organizações praticam.
A globalização da propagação das tecnologias contribui para facilitar a redução de custos que
são associados aos métodos administrativos. As Tecnologias de Informações (TICs) são
utilizadas por empresas no mundo todo, no transporte, na educação, etc. Visto esta
necessidade emergencial do século XXI que atinge não só as organizações, mas sim a todos
os povos que interagem com a informação é que se ver a necessidade de um estudo a fim de
buscar soluções simples e práticas para diminuir a perda de informações. Este trabalho foca o
segmento das pequenas empresas. O surgimento da Tecnologia da Informação (TI) vem de
muitos antes do advento da internet e computadores, iniciou-se nas primeiras civilizações
quando o ser humano já usava as ferramentas de caça e proteção para sobreviver, e hoje é um
dos maiores campos de pesquisas de todos os tempos e atua em todas as áreas da sociedade. A
TI vem evoluindo, de acordo com os avanços tecnológicos e científicos na área da informática.
A Tecnologia da Informação vista como uma área de conhecimento capaz de criar,
administrar e manter uma gestão da informação por meio de equipamentos que proporcionem
acesso, operação e armazenamento dos dados, para gerar informações que ajudem na tomada
de decisões, vem atualmente se relacionando com tudo que se encontra ao nosso redor, pois
ela vem revolucionando a sociedade de um modo que não se pode mais imaginar o mundo
sem tecnologia. O presente trabalho objetiva mostrar como a tecnologia da informação vista
como uma ferramenta de gestão nas empresas visa melhorar seus planejamentos para gerar
produtos e/ou serviços de qualidades. Além de mostrar as dificuldades existentes na sua
aplicação e as vantagens que essa tecnologia trará sendo adquirida na sua gestão.